Na última terça-feira, os alunos do segundo ano da Escola da URI de Santiago lançaram o livro Os Melhores Contos Sadios da América Latina. Segundo a professora de literatura, Ana Paula Milani Zaboetski, o trabalho de produção teve início em maio, quando a turma foi dividida em oito grupos e cada um deveria produzir uma narrativa no gênero conto.
- Os estudantes já tinham conhecimento prévio sobre os gêneros textuais e os elementos da narrativa. A temática era livre, e eles escreveram sobre os mais variados assuntos: maçonaria, psicologia, loucura, escravidão, ditadura, violência, conflitos pessoais e tecnologia - conta a professora, que reuniu a turma para a leitura dos textos.
Corrida de tamancos, taco, truco, vaca parada: UFSM sedia encontro nacional com 22 jogos
Cada estudante deu sua contribuição na organização do livro, definindo capa, organização e escolha do título. A professora Ana Paula afirma que o trabalho busca aprimorar as habilidades linguísticas dos alunos, na escrita e na expressão oral, bem como incentivar a criatividade, a responsabilidade e a tolerância no trabalho em equipe.
A docente comemora que o trabalho em prol do desenvolvimento da coletividade atingiu seus objetivos.